Geração à rasca: um ano depois para onde foi a indignação?(Direto de Portugal)

"Manif" foi um protesto contra a classe política mobilizado com a ajuda da Internet
Um ano depois da grande manifestação



Nesta segunda-feira faz um ano que milhares de portugueses saíram à rua. E depois? Para onde foi a indignação? Uma historiadora, um sociólogo, um psicanalista e um activista arriscam respostas


Há um ano, o país levou uma bofetada. Milhares de pessoas (cerca de 300 mil, segundo a polícia; mais de 500 mil, diz a organização) saíram à rua para protestar contra a precariedade que lhes foi imposta. O apelo à mobilização correu célere no Facebook, com alguns jovens até então anónimos a conseguirem aquilo que nenhum sindicato e nenhum partido haviam conseguido. Um ano depois, para onde foi tanta indignação? "Está paralisada pelo medo e pela estupefacção", responde Joaquin Estefanía, ex-director do diário espanhol El País, para quem o medo foi transformado numa arma de controlo social (ver entrevista na página ao lado). 



Dizendo-se "atónita com tanta passividade" portuguesa, a historiadora Irene Flunsel Pimentel concorda que as pessoas estão "amedrontadas, aterrorizadas e desorientadas, sobretudo porque não vêem nenhuma luz ao fundo do túnel". "As que ainda têm emprego têm medo de o perder mas também não sabem muito bem o que fazer", explica, para, no jogo das diferenças com as reacções à crise nos outros países, atirar culpas à herança deixada por Salazar. "A Espanha e a Grécia tiveram tremendas guerras civis, com milhares de mortos, e isso acaba por se inscrever no código genético das populações. Nós tivemos um ditador que viveu sempre com o apoio de uma parte da população, não se pode dizer que subsistiu apenas através da repressão. Não havia liberdade, mas havia aquela pessoa que zelava pela nossa segurança, que não nos deixava cair na miséria total e que nos habituou a pensar que os outros é que mandam em nós". 



O psicanalista Coimbra de Matos também alude à sensação de que nada se pode contra o que está a acontecer para explicar o que tem mantido a indignação portuguesa no reduto doméstico. "Somos um povo passivo, sem aquilo a que os ingleses chamam empowerment, de pessoas habituadas a não ter poder nas suas mãos, e suponho que isso deva algo à ditadura. Esta, sendo relativamente suave - não era como em Espanha, que matava muito mais -, apelava à capacidade de conformação dos portugueses e usava métodos que não suscitavam uma reacção tão maciça e tão discordante". Temos assim todo um país mergulhado numa "depressão patológica, que ?? uma reacção à perda e a um sentimento de injustiça, mas que, no caso português, não comporta a revolta e até acredita que a culpa é um bocado nossa, porque vivemos acima das nossas posses". 



Numa leitura diferente, o sociólogo e político Augusto Santos Silva sustenta que a indignação se domesticou porque perdeu o alvo directo. "A actuação política em Portugal tornou-se exógena. Com a celebração do pacote de ajuda financeira, a capacidade de actuação autónoma do Governo diminuiu radicalmente aos olhos da opinião pública; logo, as acções reivindicativas deixaram de ter tantas condições de atingir os seus objectivos". 



Inquestionável é que se a revolta que há um ano saiu à rua não assumiu entretanto contornos de violência, não é porque as perspectivas tenham melhorado. Ao contrário. O desemprego galgou entretanto até aos 14%: 770 mil pessoas sem trabalho. Se olharmos só para os sub-25, são 30,7% os desempregados. É a terceira maior taxa da UE. O resto é o que se sabe. A perpetuação dos contratos a prazo a assumir letra de lei, os estágios sem remuneração, a instabilidade dos recibos verdes a adiar o futuro. Mas os jovens não estão mais à rasca que os outros. A manifestação de há um ano, porque mobilizadora de todas as idades, mostrou-o. Havia pensionistas de pensões congeladas, logo sem dinheiro para a conta dos medicamentos. Havia famílias sobretaxadas, nomeadamente pelo medo de deixarem de conseguir pagar a casa. Sublinhem-se, a propósito, as 670.637 famílias que chegaram ao fim de 2011 a não conseguir pagar os empréstimos aos bancos. 



Para Irene Pimentel, a heterogeneidade dos manifestantes foi a força mas também a fraqueza daquela manifestação e uma das razões para que, a seguir, nada de extraordinário tenha acontecido. "Aquilo englobou desde a extrema-esquerda, à extrema-direita. Até neonazis. E criou-se em torno dessa manifestação um unanimismo que englobava todas as opções políticas contra um fenómeno muito complicado que era a precariedade. Mas aquilo vivia de uma falsa solidariedade e de um falso corporativismo, porque muitas pessoas estavam lá para derrubar o Governo". O sociólogo e ex-ministro do anterior executivo Augusto Santos Silva também sustenta que foi o contexto político que ditou que o protesto tivesse há um ano uma expressão que não viria a repetir-se. "Naquela manifestação confluíram os interesses do BE, do PCP e do PSD, que criaram uma lógica de tenaz para derrubar o Governo socialista, liderado por um ministro muito enérgico, José Sócrates, que concentrava em si todo o amor e todo ódio político possível. Hoje, Portugal vive uma situação de tutela e isso levou a uma mudança do horizonte de expectativas, isto é, as pessoas assimilaram a ideia de que as perdas que sentem decorrem de uma imposição externa mais do que de uma posição autónoma do Governo de Passos Coelho, e, portanto, sentem que as condições de obtenção dos objectivos diminuíram radicalmente a partir do momento em que a troika passou a regular o funcionamento do país". 







Milhares saíram à rua em diversas cidades, como no Porto
A tensão existe. Rebenta? "A explosão da revolta social pode acontecer, mas tem vindo a ser contrariada pela actuação muito prudente do PCP e da CGTP, que entretanto recuperaram a liderança do protesto", contextualiza Santos Silva, para recordar que, "ao longo da História, os movimentos mais propícios às revoluções nunca foram os momentos de máxima privação mas aqueles em que a exequibilidade de mudança se tornou mais real". Ora, João Labrincha, um dos desempregados que apareciam a assinar o manifesto que apelou à manif de 12 de Março, acredita que a mudança já começou. "As dinâmicas sociais criadas neste momento em Portugal mostram que as pessoas estão a fazer acontecer como nunca antes na nossa democracia. Há movimentos a aparecer um pouco por todo o lado, estão é a fazer um trabalho de formiguinha que não é visível porque tem muita dificuldade em disputar o espaço mediático com os partidos políticos", defende, para reforçar: "Quando aconteceram o Maio de 1968 e a contestação à guerra do Vietname, era muito difícil na altura perceber o que é que aquilo ia mudar. Só muito mais tarde se teve noção das enormes mudanças que aqueles movimentos geraram". Para Labrincha, "o sistema baseado no petróleo e na ganância vai ruir, como já está a ruir, e, ao mesmo tempo, vai aparecer um novo paradigma, como já está a aparecer, sem que seja preciso um crash". De resto, "é visível que as pessoas se estão a desidentificar com as estruturas tradicionais do Estado e a procurar caminhos alternativos". E essa foi, diz, "a grande conquista da manifestação de há um ano".

Cartazes do protesto foram espalhados por todo o lado
A rua encheu-se de gente indignada. A pergunta é: o que lhes aconteceu?

Comentários

Fada do bosque disse…
Poso até concordar com certas coisas Carlos, mas Augusto Santos Silva é um "tubarão" do PS e foi o responsável por dar a última machadada na liberdade de expressão, durante o governo do PS.
Quanto à ditadura e à democracia em Portugal, tem muito que se lhe diga, mas quero aqui salientar que a Revolução não foi feita pelo povo. A Revolução foi manietada pela CIA de Carlucci, nessa altura. Por trás de tudo estava, como é claro como égua, o petróleo de Angol e Cabinda. Posteriormente, Angola (MPLA)tomou posse do Enclave de Cabinda, que no Tratado de Pernambuco, se não estou em erro, deveria considerar-se soberana, mas as forças das armas do MPLA não o permite e os governos de Portugal, subservientes aos EUA nada fazem, ainda.
Os partidos do bloco central, PS/PSD são manietados pelo poder estrangeiro e estão no poder, quase alternadamente, desde o 25 de Abril. O povo portugês não sabe o que se passa, pois o Bilderberg português, é Pinto Balsemão, militante nº1 do PSD, Prsident of European Publisher Council, estabeleceu um index, lista negra, para jornalistas que está ainda em vigor e que foi reforçado pelo PS de Augusto Santos Silva e de Sócrates. Sócrates caiu do poder e foi para Paris estudar, conseguiu entrar ao fim de três tentativas e com a ajuda de "luvas" na Sorbonne, não sem antes ter colocado na conta da sua família milhões de euros dos portugueses, do Estado. Sendo assim PS e PSD levaram o País à bancarrota, mas a ignorância e a manipulação é de tal forma que os portugeueses votaram sempre neles. Hoje Portugal acabou definitivamente com a sua Soberania pela mão desses políticos. Os maiores culpados ou tubarões são:
Mário Soares - PS
Cavaco Silva, PR actual - PSD
Pinto Balsemão - PSD
António Guterres - PS
Durão Barroso PR da comissão europeia.- PSD
Não esquecer o caso Camarate, que nunca foi julgado e onde se deu o assassinato de Sá Carneiro e do seu amigo que iria denunciar o tráfico de armas para o Irão, Amaro da Costa.

Para maior esclarecimento de como os EUA, a CIA e Portugal (políticos) actuam conjuntamente, Dê aqui uma olhada. É jornalista de investigação em Portugal

Aqui os crimes dos políticos são todos arquivados. Todos pelo mesmo juíz que está no Supremo Tribunal desde o 25 de Abril. Há quem lhe chame o juíz arquivador e veja que esta notícia é actual:

http://economia.publico.pt/Noticia/exministro-da-defesa-da-grecia-detido-por-corrupcao-nos-submarinos-1541884

Os políticos do bloco central,são todos corruptos e têm sempre o poder na mão.
Os portugueses vivem na ignorancia e falta de memória.

Um abraço
Fada do bosque disse…
Pinto Balsemão deve o seu poder à amizade ao Rei de Espanha, Juan Carlos, e aquando da ditadura de Franco, foi seu hóspede aqui no Estoril, por vários anos. São amigos desde jovens.
A democracia portuguesa já nasceu podre e os Partidos do Arco do Poder, como lhes chamamos, que são 5 e mais não conseguem entrar na AR, PSD/PS/CDS/PCP/BE, ou são culpados ou são cúmplices e o sindicalismo, tornou-se apenas uma fachada. Não defendem os interesses do povo e estão submetidos aos Partidos.
Um abraçp

Desculpe os erros
Tempos Extremos disse…
É isso ai Fada só quem sabe onde dói
Calo é quem calça o sapato é um ditado brasileiro, então vossa pessoa é a correta em responder por ser Portuguesa, postei só de atrevido que sou (rsrsrs)digo obrigado por todos os leitores pelos seus esclarecimentos.
Um bom final de semana.

Postagens mais Visitadas