Moody's coloca rating de Itaú Unibanco, Bradesco e BB em perspectiva negativa


SÃO PAULO -  A agência de classificação de risco Moody's colocou em revisão, com perspectiva negativa, o rating de diversas instituições financeiras brasileiras. Dentre elas estão o Santander Brasil (SANB11), Bradesco (BBDC4), Itaú Unibanco (ITUB4) e Banco do Brasil (BBAS3). Banco Múltiplo - Banco Espírito Santos Investimentos e o HSBC Brasil -, Safra e Votorantim também estão na lista. 
A agência também colocou em perspectiva negativa as operações de diversos bancos no México e seguradoras, totalizando 15 instituições financeiras. Essas mudanças foram baseadas, de acordo com a agência, na diminuição da capacidade dos bancos europeus e norte-americanos em apoiar as operações das subsidiárias da América Latina. 
Além desse fator, a Moody's apontou para o perfil da dívida dos bancos da região, que estão altamente correlacionados com a qualidade de crédito soberano.
Revisão no México
Já no México, os bancos que terão suas notas revisadas serão as subsidiárias do Deutsche Bank, do Bank of America Merril Lynch, Credit Suisse e do Barclays. Os bancos BBVA e Banco Nacional do México completam a lista. 
O anúncio dessa sexta-feira (24) feito pela agência dá continuidade à revisão das notas de vários bancos na Europa e nos Estados Unidos realizados na quarta-feira da última semana (15). Entre elas estão companhias norte-americanas como Bank of America, Citigroup, Goldman Sachs, JPMorgan Chase e Morgan Stanley, assim como os principais bancos franceses, o britânico HSBC e o alemão Deutsche Bank.
Confira a metodologia de notas das principais agências:
S&PMoody´sFitchGrau
AAA
AA+
AA
AA-
A+
A
A-
BBB+
BBB
BBB-
Aaa
Aa1
Aa2
Aa3
A1
A2
A3
Baa1
Baa2
Baa3
AAA
AA+
AA
AA-
A+
A
A-
BBB+
BBB
BBB-
Investimento
BB+
BB
BB-
B+
B
B-
CCC
CC
C
D
Ba1
Ba2
Ba3
B1
B2
B3
Caa
Ca
C
Wr
BB+
BB
BB-
B+
B
B-
CCC
CC
C
D
Especulativo
Postado por: ByLorenzo                                         Fonte: InfoMoney

Comentários

Postagens mais Visitadas